Olá pessoal!
Novamente estamos aqui pra falar sobre os povos Pomeranos, mas dessa vez vamos focar apenas em como chegaram ao Espirito Santo, focando ainda mais em Santa Maria do Jetibá.
Em 1873, no porto de Vitória, desembarcaram algumas famílias alemãs, pra ser clara, centena de famílias. Esses alemães eram de sua maioria da Pomerânia. Ao todo, chegaram ao estado do Espírito Santo 4 mil pomeranos. Eles viviam isolados entre a Alemanha e a Polônia, com hábitos culturais extremamente diferentes do restante da população.
Mesmo que eles não se considerassem alemães, eles eram tratatos como tal, e chegaram a ser enviados para o alto de serras, onde já haviam se instalado outros imigrantes alemães.
"Na colônia houve uma divisão étnica: de um lado do Rio Jucu viviam os alemães provenientes do Hunsrück e do outro lado os colonos provenientes da Pomerânia. Mas, os pomeranos eram em maior número e, com o passar do tempo, os hunsrückers foram assimilados pelos pomeranos."
Estima-se que hoje, no Espírito Santo, vivem aproximadamente 250 mil descendentes de imigrantes alemães, tal que 120 mil são pomeranos. O idioma dominante é o Pomerano. Santa Maria de Jetibá é uma das únicas comunidades falantes do Pomerano no mundo, ao lado de Pomerode, em Santa Catarina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário