quinta-feira, 3 de setembro de 2015

O casamento Pomerano e as Noivas de Preto

Olá pessoal!

Sim, estamos aqui pra falar sobre os povos Pomeranos novamente, mas dessa vez, falaremos sobre seu casamento. E este post fica especialmente pra você que sempre sonhou em se casar de preto!

 

O Casamento Pomerano era uma festa de três dias, que tinnha inicio na quinta-feira e termino no domingo de manhã. Todas as famílias convidadas participavam trazendo os “comes e bebes” e ajudando na organização e na preparação da festa.
 
Eram colocados arcos de flores no caminho para a casa da noiva, mostrando que quando ela passasse por baixo deles, as pessoas deveriam deixar para trás toda maldade, rixas, mágoas, etc.
 
Existem várias versões sobre o porquê da noiva casar-se com o vestido preto, acompanhado com uma grinalda e uma fita verde. A que eu achei, por exemplo, diz que o vestido da noiva era preto em sinal de protesto. Pois quando a moça se casava, sua rimeira noite após o casamento deveria ser com o senhor feudal, não com o seu marido. Já a faixa verde que elas usavam em sua cintura, simboliza a esperança de não estar mais com o senhor feudal em sua noite de núpcias. Sendo assim, o que tinha tudo para ser um protesto, acabou virando tradição.
Durante a festa, os convidados ainda usavam uma fita pregada em suas roupas, cujas cores simbolizavam sua situação conjugal. Vermelho para os solteiros e Azul para os casados.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário